Tipos de Conexões em Câmaras de Videovigilância: O Que Deves Saber
As câmaras de videovigilância podem ter diferentes tipos de ligação, sendo as mais comuns as com fios, como PoE (Power over Ethernet) ou coaxial, e as sem fios, que utilizam redes Wi-Fi ou conexões móveis 4G/5G.
Independentemente do tipo de sistema, todas as câmaras necessitam de ligação para dados e energia. Nos sistemas Wi-Fi, a energia é fornecida por um transformador que converte 230V para 12V, enquanto os dados são transmitidos pela rede Wi-Fi, que pode ser gerada pelo gravador ou uma rede Wi-Fi já existente.
Dicas para Instalação de Câmaras Wi-Fi:
- Transformadores Recomendados: Para garantir uma instalação mais segura e fiável, sugerimos o uso de transformadores robustos que resistam a variações de temperatura, humidade e até à água, sendo classificados com IP67. Esta certificação é especialmente importante para instalações exteriores, onde os transformadores podem estar expostos a condições climáticas adversas.
- Bases de Instalação: Para uma instalação em paredes ou tetos rígidos, recomendamos bases mais altas. Estas bases permitem acomodar o chicote de ligação e o transformador dentro da estrutura, proporcionando proteção adicional e uma aparência mais organizada.
A fonte fica dentro da base como os cabos de ligação.
.
Investir nos acessórios certos para a instalação das tuas câmaras de videovigilância não só melhora a estética, como também garante maior durabilidade e segurança do sistema.