Portes grátis em correio Urgente (1 dia útil) para encomendas superiores a €100

Instalação de câmaras de videovigilância com bases

Escrito em 5 de Dezembro de 2022

Para o funcionamento das câmaras de vídeovigilância, por norma, é necessário o uso de algumas ligações. Existem modelos que recorrem à tecnologia PoE e utilizam um cabo de rede (UTP/RJ45) para a alimentação e ligação de dados, outras câmaras com tecnologia RG59 (Coaxial + Energia) usam um cabo duplo para alimentação e dados e ainda existem as câmaras "wi-fi" ou wireless que usam uma ligação DC de 3.5 para alimentação por um transformador.

Em qualquer destes casos, as câmaras têm um "chicote" para essas ligações, como exemplificado na foto:

   

 

Se a instalação for realizada em paredes ou tetos sem a possibilidade de guardar os cabos, como em tectos falsos, este chicotes podem acabar por ficar visíveis, resultado numa instalação de baixa qualidade estética e mais importante, com baixa segurança sendo que os fios ficam acessíveis para serem desligados ou mesmo cortados. 

Para evitar estes problemas, alguns fabricantes disponibilizam bases ou caixas específicas para as câmaras, sejam elas modelos mini-dome ou bullet. Com a utilização destas bases, a instalação das câmaras benefícia de um instalação mais segura e com um aspecto mais professional.

   

Exemplo de uma câmara com uma base correspondente, a ligação pode ser feita lateralmente ou usando o orifício no meio.

 

Instalações com recurso a bases:

Aqui temos a colocação em parede lateral com recurso às bases para esconder os fios, as bases podem ser aplicadas em ambas as câmaras, sendo que cada câmara tem por norma uma base compatível.